Saltar al contenido

Cambiar

Foto

PRE-PRODUCCIÓN | "O Setimo Guardiao": Novela de las 9 escrita por Aguinaldo Silva. Aplazada por problemas legales (plagio) de la tía. Se estrena en noviembre de 2018, después de "De Volta para Casa"

Tia Agui 2017

• Please log in to reply
180 respuestas a este tema

Mahler

Mahler
Aluno de Aguinaldo Silva vai à Justiça para ter o nome em novela da Globo

aguinaldo_silva_facebook_free_big_fixed_

O escritor Silvio Cerceau, participante da master class de Aguinaldo Silva que deu origem à sinopse da novela O Sétimo Guardião, se prepara para ir à Justiça em busca de seus direitos como coautor da trama, prevista para estrear na Globo em outubro do ano que vem. Se Cerceau não receber crédito por sua participação na criação da obra, ele poderá até entrar com uma liminar para que a exibição da novela seja suspensa.

Em entrevista exclusiva ao Notícias da TV, Cerceau enfatiza que quer apenas os seus direitos. "É uma decisão minha. Meus outros 25 colegas, por motivos deles, não quiseram brigar. Mas eu não aceito e vou brigar pelo que é meu", afirma.

O Sétimo Guardião estava prevista inicialmente para estrear em março do ano que vem, mas foi adiada porque sua equipe de direção e produção será a mesma de A Força do Querer, que não poderia tirar férias a partir de meados de outubro. Antes de ser adiada, a novela correu risco de ser cancelada, porque a Globo exigiu de Silva documentos que assegurassem sua autoria da obra.

A sinopse da novela foi criada no final de 2015, durante um curso rápido de roteiro ministrado por Aguinaldo Silva, autor de sucessos como Tieta (1989) e Senhora do Destino (2004). Todos os 25 alunos da master class contribuíram para criação da obra.

Segundo o jornalista Sandro Nascimento, do site NaTelinha, os roteiristas tiveram de assinar um contrato de cessão de direitos assim que foram selecionados para o curso intensivo. No acordo, aceitavam transferir os direitos patrimoniais dos trabalhos criados para Aguinaldo Silva. Deveriam manter, no entanto, os direitos morais e autorais da criação.

Em março deste ano, após a aprovação da sinopse de O Sétimo Guardião pela Globo, um novo contrato foi enviado aos participantes, afirmando que eles receberiam os R$ 4 mil de inscrição na master class de volta (corrigidos para R$ 5 mil), desde que concordassem com a "cessão de direitos gratuita, total, irrevogável, irretratável e exclusivamente" à Casa Aguinaldo Silva de Artes.

"A minha maior dúvida é por que eu tenho que ceder os direitos de um material do qual sou autor para a Casa Aguinaldo Silva de Artes, que embora tenha seu nome, é de propriedade do senhor Diamantino Francisco Duarte Pinto, mais conhecido como Patrício [assessor pessoal de Silva]. Eu sei quem é essa pessoa, mas eu quero que ela venha a público", questiona Cerceau.

Aguinaldo Silva foi notificado extrajudicialmente no início deste mês para prestar esclarecimentos a Silvio Cerceau. Até o momento, porém, não o fez. E, pelas mensagens que tem postado nas redes sociais, parece pouco provável que o fará. "Se não houver resposta e solução, vai ter processo, sim. Vou ativar meus advogados", alerta o ex-aluno.

"Eu não tenho nada contra o Aguinaldo Silva, é um profissional que admiro, com quem convivi durante dez dias, conversamos sobre diversos assuntos. Mas gostar da pessoa não significa que eu concorde com o que foi feito ou com a maneira como foi conduzida a situação dos direitos autorais. Eu quero esclarecimentos, não entendo por que estão me negando isso", diz.

Escritor com mais de uma dezena de livros publicados, Cerceau conta que viu na master class a possibilidade de seguir carreira como autor ou colaborador. "Mas o que estou vendo agora são meus sonhos destruídos", resume ele, que alega estar sendo atacado por ex-colegas do curso.

"Disseram que sou um lixo, que mereço o anonimato. Não é me fazer de vítima. Eu tenho buscado explicações e só recebo ataques. Todos sabem que estou falando a verdade, mas não é fácil questionar alguém poderoso como Aguinaldo Silva, né?", finaliza.

Criação coletiva
A sinopse e os personagens de O Sétimo Guardião foram criados coletivamente pelos alunos da master class, com supervisão e participação de Aguinaldo Silva.

Inicialmente, o autor teria apresentado a proposta de fazer com os alunos a sinopse de um remake de uma antiga novela sua. Os estudantes, porém, sugeriram a criação de algo inédito, em uma história que acabou dando origem a O Sétimo Guardião.

Silva ficou responsável por fazer a escaleta, um resumo das cenas do capítulo, para que cada sequência fosse desenvolvida pelos estudantes. A técnica é comum entre autores e seus colaboradores, que são creditados e recebem salário da Globo. A utilização de alunos para a função, no entanto, gera controvérsia.

Procurada quando a história veio à tona, a Comunicação da Globo disse que a emissora não tem "nenhum envolvimento com o curso nem com os alunos" de Aguinaldo Silva. E que o autor "tem a responsabilidade de entregar uma obra original para a emissora e garantir que não haja dúvidas a esse respeito".

Segundo uma fonte ouvida pelo Notícias da TV na Globo, O Sétimo Guardião continua de pé, com todos os problemas já resolvidos.

Aguinaldo Silva não respondeu os contatos da reportagem. Ao NaTelinha, Francisco Patrício, assessor de Aguinaldo Silva, disse anteriormente que a sinopse não foi vendida à Globo, já que o autor é contratado da emissora. Ele também afirmou que O Sétimo Guardião não foi criada exclusivamente nos dez dias do curso.

"Na master class, Aguinaldo dá um curso e um tema. Ele explica qual é a história e os alunos escrevem, segundo o que Aguinaldo fala: 'Você vai fazer esse personagem que eu vou indicar'. No caso, a história ficou legal e Aguinaldo falou assim: 'Talvez eu até apresente essa ideia e faça dela uma novela, mas eu vou ver'. E apresentou. Mas tudo o que foi escrito ali o Aguinaldo alterou. Uma ideia que sai do exercício é totalmente diferente do que é apresentado depois. Até porque são alunos, os caras não têm experiência nenhuma, estão ali para aprender", defendeu o assessor ao site.

http://noticiasdatv....da-globo--17037

Mahler

Mahler
'O sétimo guardião', de Aguinaldo Silva, já tem data confirmada

Apesar de todo imbróglio envolvendo O sétimo guardião, a novela de Aguinaldo Silva está confirmadíssima no departamento comercial da emissora. A história, aliás, já começou até a ser vendida para possíveis parceiros e anunciantes. A novela começa a ser gravada no dia 6 de agosto para estrear em 12 de novembro de 2018. Com 161 capítulos, a trama de Aguinaldo fica no ar até maio de 2019.

Extra Globo

Mahler

Mahler
Aguinaldo Silva desenvolverá nova sinopse de novela para as 21h :periferico:

aguinaldosilva.jpg

Aguinaldo Silva propôs à Globo desenvolver uma outra sinopse para as 21h que não O sétimo guardião. A direção da emissora topou, manteve a previsão de estreia para o final de 2018 e deu um prazo até dezembro para a entrega dessa nova trama. O autor está em Portugal, onde trabalha no projeto.

Patricia Kogut

Rick Sanchez

Rick Sanchez

Forista Platinum

• Moderador
  • 27.824 Mensajes
Que irá a plagiar ahora :uhhh:

Enviado desde mi Lenovo A6020l36 mediante Tapatalk

Mahler

Mahler
Contestado por ex-aluno, autor da Globo desiste de novela e escreve nova história

globo_aguinaldo_silva_altas_horas_free_b

Ameaçado de ser processado por um aluno de seu curso de roteiro, Aguinaldo Silva desistiu de O Sétimo Guardião, prevista para estrear na faixa das 21h daqui um ano. Ontem (11), o autor comunicou à direção da Globo que perdeu o interesse na novela com elementos de realismo fantástico e que vai apresentar uma nova história até dezembro.

Desde março, quando a Globo aprovou a produção de O Sétimo Guardião, a novela corre o risco de ser contestada na Justiça. A sinopse foi elaborada coletivamente pelos 26 participantes de uma master class ministrada por Silva no final de 2015, em Petrópolis (RJ).

Um desses alunos, o escritor Silvio Cerceau, exige que seu nome apareça nos créditos de O Sétimo Guardião, caso a obra venha a ser produzida. Em entrevista ao Notícias da TV, no mês passado, Cerceau afirmou que poderia até entrar com um pedido de liminar na Justiça pedindo a suspensão da exibição da novela.

O Sétimo Guardião estava prevista inicialmente para estrear em março do ano que vem, mas foi adiada e perdeu o lugar na fila para De Volta Para Casa, de João Emanuel Carneiro, que entrará no lugar de O Outro Lado do Paraíso, a estrear no próximo dia 23.

Em junho, antes de ser adiada, a novela correu risco de ser cancelada, porque a Globo exigiu de Silva documentos que assegurassem sua autoria da obra. O autor, então, tratou de apresentar à emissora um novo contrato firmado com os participantes da master class em que eles concordavam com a "cessão de direitos gratuita, total, irrevogável, irretratável e exclusivamente" à Casa Aguinaldo Silva de Artes.

"A minha maior dúvida é por que eu tenho que ceder os direitos de um material do qual sou autor para a Casa Aguinaldo Silva de Artes, que embora tenha seu nome, é de propriedade do senhor Diamantino Francisco Duarte Pinto, mais conhecido como Patrício [assessor pessoal de Silva]. Eu sei quem é essa pessoa, mas eu quero que ela venha a público", questionou Cerceau em entrevista ao Notícias da TV.

Aguinaldo Silva foi notificado extrajudicialmente no início de setembro para prestar esclarecimentos a Silvio Cerceau, que ameaça processá-lo. O escritor diz que cedeu os direitos autorais a Silva, não os patrimoniais. Ou seja, tem o direito de ver seu nome nos créditos da novela como um dos criadores.

Segundo uma fonte na Globo, Silva se encheu dessa polêmica e, depois de emplacar sucessos como Tieta (1989) e Senhora do Destino (2004), não quer se ver sua capacidade criativa questionada na Justiça. Ele viajou para Portugal para escrever a nova sinopse.

A direção da emissora considerava O Sétimo Guardião uma excelente história, e vários capítulos já tinham sido escritos e entregues por Silva. A Globo manterá seu lugar na fila dos autores das novelas das nove, desde que a nova sinopse seja aprovada.

No Twitter, Aguinaldo Silva confirmou que está produzindo uma nova sinopse. "Quem viver me verá", cutucou. E mandou uma mensagem aos atores reservados para O Sétimo Guardião, como Lilia Cabral e o ex-Record Milhem Cortaz: "Nesta minha nova trama das 21h, todos os que eu reservei serão mantidos", publicou nesta quinta (12).

http://noticiasdatv....historia--17245

Magmar

Magmar

no habia otra forma

Rick Sanchez

Rick Sanchez

Forista Platinum

• Moderador
  • 27.824 Mensajes

No Twitter, Aguinaldo Silva confirmou que está produzindo uma nova sinopse. "Quem viver me verá", cutucou. E mandou uma mensagem aos atores reservados para O Sétimo Guardião, como Lilia Cabral e o ex-Record Milhem Cortaz: "Nesta minha nova trama das 21h, todos os que eu reservei serão mantidos", publicou nesta quinta (12).

http://noticiasdatv....historia--17245

:tere:

• A Mahler le gusta esto

Mahler

Mahler
Longo prazo

Marcello Novaes fará a novela das 21h de Aguinaldo Silva, prevista para 2018. O ator estará em O outro lado do paraíso e chegou a ser convidado para Verão 90 graus, trama das 19h de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, mas a direção da Globo decidiu que ele deve descansar a imagem.

Patricia Kogut

Mahler

Mahler
Aguinaldo Silva está próximo de perder lugar na fila de novelas da Globo

Agora que O Sétimo Guardião foi definitivamente arquivado e a confusão acabou, Aguinaldo Silva corre contra o tempo para entregar uma nova sinopse das 21h ainda no mês que vem. Prazo limite.

Por enquanto, o lugar dele está garantido na fila, com entrada prevista para novembro de 2018, na sequência do Walcyr e do João Emanuel Carneiro.

A Globo, no entanto, já trabalha com um plano B. Se por qualquer razão ele não conseguir entregar ou receber a tempo a aprovação de Silvio de Abreu, número 1 da teledramaturgia, aí sim a história será outra: antecipar Manuela Dias ou até mesmo Gilberto Braga, para que o Aguinaldo tenha mais tempo para desenvolver seu trabalho.

Flavio Ricco

jonatan

jonatan

Gilberto Braga leí bien :wtf2: No que lo habían proscrito del horario??

Estoy ansioso por el trabajo nuevo de Manuela Dias en una Novela :riqueza:

braga

braga
Igual esa nota suena muy especulativa...

Milana

Milana

Gilberto Braga leí bien :wtf2: No que lo habían proscrito del horario??

Estoy ansioso por el trabajo nuevo de Manuela Dias en una Novela :riqueza:

Hay una cuenta de tuiter que hace adivinanzas en las próximas novelas que actor tiene que estar o no y se arman barracos. Pero lo de Manuela Dias va. 

braga

braga
Sí, ya habían anunciado a Manuela, pero eso de que se adelantaría a Aguinaldo o que estén barajando a Braga me suena a especulación más que a noticia. El propio Braga ha dicho que le toca una de las once, aunque con Silvio al comando la tónica ha sido los cambios de planes en el camino.

Editado por braga, 17 octubre 2017 - 13:13 hrs..

Milana

Milana

Lilia Cabral será madrasta má de Marina Ruy Barbosa em novela Folhetim de Aguinaldo Silva para a faixa das 9 da Globo será ‘História de Lobos’

Por Da redação
access_time17 out 2017, 15h34 - Publicado em 17 out 2017, 15h32

marina-ruy-barbosa-lilia-cabral.jpg?qual

As atrizes Marina Ruy Barbosa e Lilia Cabral (Estevam Avellar e João Miguel Júnior/TV Globo)

Envolvido em uma controvérsia por causa da autoria da novela O Sétimo Guardião, que Aguinaldo Silva preparava para estrear na faixa das 9 em 2018 na Globo, o autor decidiu tocar um novo folhetim para entrar no lugar da trama. A VEJA, Aguinaldo afirmou que História de Lobos, em que ele trabalha atualmente, terá Lilia Cabral interpretando a madrasta má da protagonista Marina Ruy BarbosaViviane Araújo, que estreou nas novelas da emissora carioca justamente em uma produção de Aguinaldo, Império, como a manicure Naná, estará em um dos núcleos de História de Lobos.

•  

Aguinaldo se viu em meio a uma confusão quando um aluno de um de seus cursos de roteiro decidiu reclamar a autoria da sinopse de O Sétimo Guardião. Entre o final de agosto e o começo de setembro, rumores davam conta de que a produção da novela havia sido cancelada pela Globo por causa dessas questões, notícia que o autor negou em suas redes sociais.

História de Lobos deve estrear em 2018, após a trama que João Emanuel Carneiro prepara para o canal. Esta última vai substituir O Outro Lado do Paraíso, de Walcyr Carrasco, que estreia na próxima segunda-feira.

Antes da novela de Aguinaldo, que será sua segunda parceria com o autor, Marina Ruy Barbosa protagonizará Deus Salve o Rei, novela das 7 que substituirá Pega Pega em janeiro. Já Lilia Cabral, que está no ar em A Força do Querer, tem longo currículo ao lado do escritor, tendo feito Vale Tudo (1988), Tieta (1989), Pedra sobre Pedra (1992), Fina Estampa (2011) e Império (2014).

Editado por Milana, 17 octubre 2017 - 19:55 hrs..

Tyrant

Tyrant
Va a copiar Cuna de Lobos ahora? :negra: :ella:

Igual no creo que le alcancen los tiempos a la Ruy Barbosa :mm: Debe haber super poco espacio entre el final de Deus Salve O Rei y esta novela si es que sigue yendo después de De Volta Pra Casa. A menos que adelanten a la escritora de Justicia.

Ah y riqueza queen Cabral :riqueza:

Marcelo

Marcelo
Se viene Lilia Queen Creel con parche incluido!

Enviado desde mi LG-K430 mediante Tapatalk

• A Tyrant le gusta esto

Mahler

Mahler
Time

Maurício Gyboski estará na equipe de Aguinaldo Silva em A história dos lobos.

Patricia Kogut

Mahler

Mahler
Dedicação total

Aguinaldo Silva está trabalhando praticamente 14 horas por dia no projeto da sua próxima novela na Globo.

Tamanho empenho, inclusive, vai permitir que ele entregue antes do previsto a sinopse e o primeiro capítulo.

Diante disso

Em vez de meados de dezembro, a Teledramaturgia da Globo já terá todo este trabalho do Aguinaldo no dia 16 do próximo mês.

O título provisório é: "Enquanto o Lobo Não Vem.

Flavio Ricco

Mahler

Mahler
Aguinaldo Silva confirma volta de Nazaré Tedesco em próxima novela

senhora_do_destino_nazare_tedesco_renata

Sucesso em Senhora do Destino (2004), a vilã Nazaré Tedesco estará de volta na novela das 21h que Aguinaldo Silva prepara para o segundo semestre de 2018 na Globo. A personagem vivida por Renata Sorrah tinha seu retorno previsto para O Sétimo Guardião, obra que acabou cancelada para evitar problemas com uma disputa autoral. Mas o autor deu um jeito de mantê-la uma nova história que irá apresentar à Globo nos próximos dias.

"E a Nazaré? Com a mudança de novela, volta ou não volta? Claro que volta. Eu não seria quem sou se deixasse minha vilã-mor de fora", escreveu o novelista em seu perfil no Twitter na manhã deste domingo (5).

Nas poucas pistas que havia dado sobre a volta de Nazaré em O Sétimo Guardião, Silva revelou que ela seria um transexual _no embalo do sucesso de Ivan (Carol Duarte) em A Força do Querer. "Vamos virar essa página dos transexuais coitadinhos? Estou louco para ver uma trans que seja poderosa e apronte pra caramba. Vem, Nazaré!", publicou ele.

Em entrevista à Folha de S.Paulo em março deste ano, Renata Sorrah não se mostrou muito disposta a voltar a interpretar a vilã. "A Nazaré é livre, não me pertence mais, tomou seu caminho. Agora, ela anda sozinha", disse. Depois, à revista Claudia, mudou de ideia: "Faço o que o Aguinaldo quiser".

O imbróglio
Inicialmente prevista para estrear no primeiro semestre, a novela O Sétimo Guardião foi adiada por causa de um imbróglio: um aluno que participou da master class promovida por Silva em 2015 acusa o autor de ter se apropriado de uma sinopse elaborada coletivamente pelo grupo.

O escritor Silvio Cerceau exigia que seu nome aparecesse nos créditos de O Sétimo Guardião. Em entrevista ao Notícias da TV, afirmou que poderia até entrar com um pedido de liminar na Justiça pedindo a suspensão da exibição da novela.

Com a confusão, O Sétimo Guardião perdeu o lugar na fila para De Volta Para Casa, de João Emanuel Carneiro, que entrará no lugar de O Outro Lado do Paraíso.

Em junho, antes de ser adiada, a novela correu risco de ser cancelada, porque a Globo exigiu de Silva documentos que assegurassem sua autoria da obra. O autor, então, tratou de apresentar à emissora um novo contrato firmado com os participantes da master class em que eles concordavam com a "cessão de direitos gratuita, total, irrevogável, irretratável e exclusivamente" à Casa Aguinaldo Silva de Artes.

"A minha maior dúvida é por que eu tenho que ceder os direitos de um material do qual sou autor para a Casa Aguinaldo Silva de Artes, que embora tenha seu nome, é de propriedade do senhor Diamantino Francisco Duarte Pinto, mais conhecido como Patrício [assessor pessoal de Silva]. Eu sei quem é essa pessoa, mas eu quero que ela venha a público", questionou Cerceau em entrevista ao Notícias da TV.

Aguinaldo Silva foi notificado extrajudicialmente no início de setembro para prestar esclarecimentos a Silvio Cerceau, que ameaça processá-lo. O escritor diz que cedeu os direitos autorais a Silva, não os patrimoniais. Ou seja, tem o direito de ver seu nome nos créditos da novela como um dos criadores.

Segundo uma fonte na Globo, Silva se encheu dessa polêmica e, depois de emplacar sucessos como Tieta (1989) e Senhora do Destino (2004), não quer se ver sua capacidade criativa questionada na Justiça.

Ele viajou para Portugal para escrever a nova sinopse e se gabou de ter completado o feito em tempo recorde: "Escrevi uma sinopse de 65 páginas em dez dias. Eu avisei, não avisei? Então, para quem não acreditou, repito aqui o aviso: não me desafiem", provocou.

A direção da emissora considerava O Sétimo Guardião uma excelente história, e vários capítulos já tinham sido escritos e entregues por Silva. A Globo manterá seu lugar na fila dos autores, desde que a nova sinopse seja aprovada. Silva tem até a primeira semana de dezembro para apresentar sua nova sugestão.

http://noticiasdatv....a-novela--17600

Mahler

Mahler
Um bicho pelo outro

Na proposta de O Sétimo Guardião, novela arquivada por questões jurídicas, havia um gato (bicho mesmo) que se transformava em homem o papel seria de Cauã Reymond. Já na nova sinopse de Aguinaldo Silva, vai pintar um lobo. Se Alexandre Nero estiver disponível, será o lobo em questão.

Flavio Ricco

También se etiquetó con una o más de estas palabras clave: Tia, Agui, 2017

0 usuarios están leyendo este tema

0 miembros, 0 invitados, 0 usuarios anónimos